MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



Como ter boas idéias para posts e vídeos? (1)

Se tem uma coisa que blogueiras sofrem, é para encontrar idéias para posts - e fazer com que nunca falte-as. E o mais importante, é conseguir transformar a ideia em conteúdo - o que, muitas vezes, é bem complicado também.

No começo do blog, eu tinha muita dificuldade de encontrar um tema, um assunto ou uma categoria e, principalmente, de conseguir organizar tudo e colocar em prática. Tem coisas que só ficam boas na nossa cabeça, e quando a gente faz/escreve, não fica tão incrível assim.

E foi pensando em ajudar vocês, leitoras que também são blogueiras, que eu resolvi contar e explicar tudo o que funciona para mim! Talvez possa ajudar algumas de vocês também. ^-^

Eu já falei em alguns posts, que organizo o blog com uma agenda. E funciona bem mais para mim colocar tudo num papel, do que guardar na memória ou usar das tecnologias - alarme mesmo, não funciona comigo. Então primeiro, pegue um papel - qualquer um - em branco e uma caneta. Vamos começar a organizar tudo!


> SELECIONE SEUS ASSUNTOS

O primeiro e principal, é saber do que você vai falar. É importante lembrar que "do quê" não é "como", certo? Vocês vão acabar entendendo a diferença. O meu blog é sobre tudo que eu gosto, então na minha lista tem (livros, filmes, moda, maquiagem, séries, tecnologia, beleza, textos, fotografia...). Pronto. Escolhemos nossos assuntos.


> MONTE SEUS QUADROS

O que são quadros? São derivados de um certo tema. Um bom exemplo é Look do Dia, que é um quadro do assunto Moda. E dentro de Moda, ainda existem outros, como: Copie o Look, Estilo de tal pessoa, tendência, etc. Um exemplo para filmes, lançamentos, 6 preferidos (você escolhe qual gênero do filme), filmes com um tema (4 filmes que se passam no colegial) e façam posts resenhando os que você assistiu.
Capitou a ideia? Você pode montar milhares de quadros, mesmo. Basta soltar sua criatividade, dentro de cada assunto que você escolheu, e vai dar tudo certo.


> ESCOLHA OS TEMAS PARA OS ASSUNTOS
Os temas são importantes, e é dessa forma que você consegue ter idéias sempre. Então, preste atenção. Pegue sua agenda, caderno, o que for. Em uma folha, escreva bem grande "MODA" e na próxima folha, no topo, escreva o quadro - um deles - da categoria moda, por exemplo, Estilo da blogueira. Agora faça uma lista com todas as blogueiras que você quer falar do estilo.
Em resenhas, escolha separar uma categoria só para ela, e dentro coloque "Livros, Filmes, Maquiagem, Cosméticos..." e liste tudo que você está testando (em caso de produtos) ou assistiu/leu (em caso de séries, filmes e livros) e, sempre que quiser, recorra até lá e escolha um dos itens da lista para falar sobre.


> ESSENCIAIS DE PAPELARIA
Pode parecer bobagem, mas ser organizado faz toda a diferença para uma blogueira. E existem alguns itens de papelaria que ajudam muito nessas horas... Canetas coloridas, por exemplo, são ótimas. Eu uso uma cor para cada categoria e assim já sei o que estou vendo pela cor da escrita. Eu tenho uma memória fotográfica muito boa, então assim fica fácil para mim.
Outra coisa perfeita é o post-it. Meu monitor sempre tem uns 10 por dia, mas me ajuda a saber o que eu preciso fazer com urgência, sabe? Funciona muito! E por fim, clipes e marca-texto. É bom marcar tudo que já fez, que é importante ou que está cancelado. Tenho 3 cores de marca-texto, e uso cada um para uma coisa: amarelo - tarefa feita, azul - cancelado e rosa - urgente!


> TENHA SEU CANTINHO DE INSPIRAÇÃO

O cantinho de inspiração não é só no seu Home Office, mas também na agenda. Tenho a aba de Inspirações, nela eu coloco It-Girls/Blogueiras que eu curto, blogs que eu amo, música que ouvi recentemente, músicas que eu adoro, filmes que gosto, séries que assisto ou já assisti, wishlist de livros, livros que tenho, livros que já li, etc. Faço listas diversas, inclusive de sites como lojas de decor, roupa, makeup, etc. Tudo isso ajuda na hora de um post e eu prefiro tudo no papel, organizado, na agenda.


> TENHA SEU CANTINHO

Já falei em outro post, a importância de ter um cantinho organizado e aconchegante para blogar. Faz, sim, toda a diferença! Minha mesa é bem funcional, tudo prático. Nela tenho meus cadernos, canetas, post-it, uma caixa com os produtos que eu vou resenhar, a agenda do blog, revistas com inspirações, livros, um copo bem grande de água - bebo muita água -e uma caixa com os equipamentos. Para mim é fácil e rápido, porque sentada mesmo eu consigo pegar qualquer coisa e o post acaba saindo bem mais rápido!


> DO QUE VOCÊ PRECISA?
Já pensou que, cada segundo perdido faz falta? Quem estuda ou trabalha, sabe que tempo para blogar é precioso. Por isso, se organize antes! Todos os dias eu acordo cedo, tomo café, arrumo a casa, tomo banho e sento no Home Office. Organizo todo ele e pego a agenda para começar a escrever o que eu preciso fazer naquele dia. Elaboro todo o post, escolho categoria, tema, assunto e tópicos (como na foto) e caso precise de fotos, anoto no post-it para tirar quando terminar de organizar.
Depois disso, eu pego tudo que eu preciso na escrivaninha, como: água (pego uma jarra e o meu copo, assim eu não preciso levantar e encher o copo toda hora, eu bebo água demais e o copo não demora 20 minutos). Eu paro 10 minutos à cada post que escrevo, para descansar um pouco.


> TENHA UM LUGAR PARA IDÉIAS FRESCAS
Sabe quando rola eventos onde muitas bloggers ou até outros artistas foram, e você quer fazer um post sobre os looks deles? Separe o lugar para idéias frescas e mais!
Logo que abre a minha agenda, tem os post-its que uso nela, e vários lembretes. Sejam de coisas que preciso pesquisar pros posts, como idéias que eu tive e quero coloca-las em prática logo. Coisas frescas, sabe? Só recorro para a lista que ensinei aí em cima, quando essa frente está totalmente vazia!



O post ficou gigante, então eu dividi ele em duas partes. E a segunda vai ao ar dia 14 (segunda-feira) com mais dicas para ajudar você, blogueira, a se organizar e ter ideias sobrando, e não faltando.

Outros posts relacionados:
6 coisas que todo blogueiro deveria saber;
Organize seu blog com uma agenda (dicas, ideias e +);

Então me contem, vocês faziam alguma das coisas que eu disse? Leiam os outros posts linkados, podem ajudar muito vocês. Me contem quais dicas vocês pretendem aderir e me mostrem o resultado! Tirem foto e me marquem no instagram com a hashtag #BlogDoceConceito que eu vou ver, comentar e curtir, ok? Se quiserem que eu faça mais algum post com dicas para blogueiras, me digam o tema que eu farei com o maior prazer! Basta pedir. Espero ter ajudado vocês, beijo!

12 comentários:

  1. Adorei o post. Realmente é preciso se organizar direitinho para fazer bons posts! Obrigada pelas dicas.

    Beijos
    http://modadepartamento.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gaby! <3
      Disponha, qualquer coisa é só pedir :D
      Beijos

      Excluir
  2. Muito bom o teu post, com certeza vou aderir todas dicas! Também uso uma agenda (e dois caderninhos para detalhar tudinho), post-it é, de fato, essencial, marcadores e canetas de cores diferentes então, nem falo!
    Haha, muito obrigada! Ajudou bastante, ansiosa pelo próximo!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que você tenha gostado! Sim, fazem toda a diferença! Não sei o que seria de mim, sem me organizar deste jeito.
      Beijos <3

      Excluir
  3. Amei suas dicas, quero muito montar categorias no meu blog, mas dividir tudo que já postei está um pouco complicado. Vou começar escrevendo na agenda para ver se consigo clarear melhor as idéias. Beijos linda :*

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nem é tão complicado... O ruim é que você precisa tirar um dia SÓ para fazer isso. Se quiser, posso fazer um post para ajudar nessa transição!
      Beijos <3

      Excluir
  4. Menina, sou tão desorganizada que dói. Vou tentar colocar algumas dessas dicas em uso o mais rápido possível, porque estou precisando! Amei o post.
    Um beijo
    Anna Murça | Histórias Confessas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3 Não esquece de me mostrar o resultado postando a foto com a hashtag #BlogDoceConceito no instagram! :D
      Beijos

      Excluir
  5. Amei muito, com toda certeza vou aplicar cada dica que você deu.

    Até consigo melhorar um pouco mais minha organização.

    Obrigado Steph.

    Beijos da Jay :*

    ResponderExcluir
  6. Ficou ótima Steph! Me identifiquei bastante com o modo como você se organiza :)...arrasou!


    Beijos

    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que bom Lilian.. Fico feliz :D
      Volte sempre, beijo

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!