MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



Será mesmo que o instagram mostra a realidade?

Ontem o meu feed do facebook repercutiu o dia inteiro a mesma notícia: "Celebridade do Instagram decide revelar a verdade por trás do sucesso das blogueiras com milhares de seguidores." que conta sobre a revira-volta que a Youtuber Essena, de 18 anos, deu. Ela é uma celebridade do instagram, que tem mais de 700 mil seguidores e 260 mil inscritos no Youtube.

O falatório todo foi por conta daquela velha história, que já não é novidade para muitos, que o instagram e outras redes sociais não refletem a verdadeira história do que você está vivendo.
Já começo afirmando que eu sempre achei que redes sociais tem o propósito de que as pessoas postem o que elas querem que os outros vejam ou saibam, e não a realidade. Mesmo que atualmente tenhamos o Snapchat, até nele nós só postamos aquilo que achamos interessante a ponto de que alguém queira ver. Porque no fim, as redes sociais são apenas um pedacinho da sua vida.

Mas o que me impressionou de verdade, é o fato de que ela aponta a profissão que tinha como Guru de beleza/Youtuber como uma farsa também. Sobre marcas usarem sua imagem para promover algum produto em troca de dinheiro. O que nós sabemos que é algo normal nos dias de hoje, não é mesmo?

Para ser sincera, eu não vejo mal nisso. Vou explicar. Normalmente, blogueiras/youtubers expõe sua vida em seus canais, blogs ou redes sociais porque os leitores gostam de ver este tipo de conteúdo. Existem diversas categorias para youtubets, por exemplo, sejam eles gurus, vlogs, gameplay, minecraft, DIY, moda e outras milhares de categorias e cada uma com seu público. E independente do tema que se fala, a maioria deles usam este hobbie como trabalho. E olha, não tem problema nenhum nisto.

É claro que a pessoa tem que usar de seus números de seguidores ou inscritos, de forma inteligente, para que seja bom para a marca, para você - quem faz - e para nós, leitores. Quem sabe fazer publicidade direito, escolhendo falar daquilo que realmente gosta, dando uma opinião sincera, trazendo conteúdo juntamente com a publicidade, só tem a ganhar.
Eu acompanho muitos canais e neles vejo muita gente que joga a publicidade na nossa cara. Chega, fala do produto e pronto. Mas existem, sim, muitas outras que tentam usar esta publicidade para produzir um conteúdo com ela e apresenta-lo, instigando os leitores a comprarem. O que vai acontecer naturalmente se a publicidade for boa.

Essena apagou vários vídeos e fotos de suas contas na internet e, editou algumas fotos do instagram que eram publicidade, legendando-as da maneira que ela "enxerga" agora. Vocês podem conferir aqui algumas das legendas alteradas do instagram de Essena. Mas, teve uma em especial, que chamou muito a minha atenção:
"Me pagaram por esta foto. Se você está olhando para as "Meninas do Instagram" e desejando ter a suas vidas... Perceba que você só vê o que elas querem. Se marcam uma empresa, 99 % as vezes elas estão pagando. Não há nada errado em apoiar marcas que você ama ( por exemplo, eu orgulhosamente promoveria marcas veganas em troca de dinheiro já que este tipo de negócio faz sentido para mim) . Mas isso aí (da foto) não faz nenhum sentido. Não há nenhum sentido em um sorriso forçado, roupas minúsculas e ser paga para ficar bonita. Somos uma geração feita para consumir e consumir, sem nenhuma ideia de onde tudo vem e para onde tudo vai."
Eu sinceramente acredito que uma blogueira ou youtuber precisa ralar muito para conseguir ser influência para seus leitores. Tem que se dedicar demais e gostar muito do que faz para alcançar esta meta. Daí eu me pergunto, será mesmo que ela fez tudo isso de sorriso forçado só pelo dinheiro? 
Se ela tinha seus leitores é porque ela se dedicava a isso e as pessoas se identificavam com o jeito dela apresentar isto em seus artigos ou vídeos. Ela cresceu, ficou conhecida, conquistou um público. Será mesmo que ela se arrepende disso tudo agora, a ponto de querer mostrar uma realidade que nem sempre é tão real quanto ela diz?

Eu concordo que o instagram e outras redes sociais mostram apenas o que nós queremos que vejam. E que também serve para que marcas possam usar da influência de alguém para vender um produto. Mas, eu também acredito no livre arbítrio que temos de escolher sobre qual marca escolher para publicar e poder escrever algo sincero sobre isso. A marca não te força, você faz porque querPorque só mostrar a "realidade" agora?

E você, o que achou da matéria sobre a Essena? Se você não sabe do que estou falando, pode acessar aqui e ler a matéria, ver as fotos com legendas editadas e etc. Qual sua opinião sobre o assunto?

*As imagens 2 e 3 foram tiradas de reproduções da internet, encontradas no Google. Créditos ao fotografo (elas não continham créditos). 

10 comentários:

  1. No mesmo dia eu tava conversando com umas amigas sobre o assunto! Acho certo mas também acho exagero! Concordo que a vida de qualquer pessoa nas redes sociais é só amores, tudo maravilhoso, até porque quem vai postar coisas ruins né! Mas também acho que as pessoas que seguem essas pessoas sabem que elas recebem pra isso! Até porque nem relógio trabalha de graça né!
    Esse é um assunto muito complicado! Acho que devemos separar as coisas! Nem se expor demais nem de menos, tudo na medida certa! Ameei o post! Excelente!

    um beeijo bonitaa ♥

    E aí, Bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! E sinceramente, é complicado de acreditar que houve uma mudança tão radical nela, de forma que antes o que fazia ela ganhar dinheiro é agora algo horrível e tão falso. Não consigo acreditar que ela realmente pense desta maneira. Até porque, ela ganhou muito mais seguidores depois de toda essa repercussão.

      Fico feliz, de verdade, que tenha gostado. <3
      Volte sempre, beijo!

      Excluir
  2. Na verdade não, ninguém posta uma foto na real mostrando como acorda todos os dias, antes de pentear o cabelo e passa pelo menos uma base nos rosto, ninguém mostra quando tá chorando ou muito mal, a verdade é que sim tentamos mostrar apenas o nosso melhor, os melhores momentos, os melhores looks, mais na verdade essa é a graça da coisa
    Beijos.
    http://www.segredosdacahlima.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E é incrível como, mesmo sabendo disso, ainda tem gente que tem coragem de vir dizer que quer mostrar a verdade por trás do instragram. Quando todos nós estamos cientes dela. Não consigo acreditar que isto não foi jogada para atrair mais seguidores!

      Beijos, volte sempre <3

      Excluir
  3. Isso é totalmente verdade, eu sei que as pessoas não vivem o que postam, porque eu tbm só posto o que eu quero, gostei do seu post.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Acho que, na verdade, ninguém acredita de fato no que vê no instagram!

      Obrigada <3
      Beijos, volte sempre

      Excluir
  4. Concordo contigo, e não acredito que a vida das pessoas seja uma farsa nas redes sociais, eu por exemplo, limito o que quero postar, nem por isso, significa que o que faço seja uma farsa.
    beijos fofa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, muita hipocrisia a dela. Ainda mais por generalizar algo desta forma!

      Beijos, obrigada pelo comentário!
      Volte sempre! <3

      Excluir
  5. É realmente muito triste o que ela fez! Como assim mostrar a "realidade" depois de ter feito a coisa? Sairia muito melhor se ela não tivesse aceitado, e colocasse essa legenda em alguma foto dela, falando sobre. Isso não vale! Além do mais, a empresa deve ter ficado bem irritada! Desmerecendo assim não vale!
    Por isso que digo, se for para mim fazer alguma coisa, dar dicas, instigar meus leitores a comprar, vai ser de algo que eu REALMENTE uso, e que eles podem gostar.
    Tsc, tsc, tsc, tá errado isso aí Essena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por isso eu só falo de algo que eu compro, uso e AMO! Tudo sempre com total sinceridade... E eu sinceramente acho que ela só fez isso para atrair mais seguidores. Porque triplicou o número de seguidores dela depois disso, velho. Sem noção total.

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!