MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



6 coisas que eu não gosto em um blog

Não sei se perceberam, mas o "6 coisas" virou meio que um quadro aqui do blog, já que eu sempre o escrevo com um tema/categoria diferente. Vocês estão curtindo?

Seguindo ainda essa linha de blogs, hoje eu vou citar 6 coisas que eu não gosto quando vou ler um blog. E, por muitos comentários que vejo em diversos lugares, sei que muitas outras pessoas também não curtem o que citarei aqui. Esse post vai poder servir tanto como dica, caso você faça uma dessas coisas. Quanto para alertar você à não fazer nenhuma delas - o que é bem importante também. Fique bem atento!


 1). IMAGENS MENORES QUE A ÁREA DE POST
Eu acho que uma das coisas mais importantes em um blog, é a organização dele. Digo isso porque existem mil coisas para se organizar em um blog, dentre elas, a área de posts - que é a mais importante de todas. As fotos da sua área de post, tem que estarem ajustadas para seguir a mesma margem do texto, ou a área de post por inteiro. Um post onde a imagem é menor que área de post, fica desorganizado e, para ser sincera, bem feio. Não demora nem 5 minutos para você ajustar todas as imagens do seu post, para a largura dele. Deixando todas padronizadas e mais organizadas. O post fica bem mais atrativo para ser lido.


 2). GIFS
Se tem algo que me irrita muito em um blog, são gifs. Mas aí varia muito também. Você vai escrever um post de séries, por exemplo, daí você escolhe um gif - seguindo a dica nº 1, que ele tenha a largura da sua área de post - para representar algo. Nada contra, eu acho até fofo em alguns casos. Mas daí, a você colocar gifs na sidebar, no cursor e em toda parte do layout, é horrível. Principalmente no cursor - que é a setinha que usamos para clicar nos links. Sério, não coloquem gifs no layout. Se eu vejo um, o blog pode ser maravilhoso, eu fecho na hora. Eles irritam  muito!


 3). MUITAS QUEBRAS DE LINHAS CURTAS
O título é meio confuso, mas o problema é bem simples: vários retalhos do texto espalhados pelo post. Talvez seja frescura minha, já que eu gosto das coisas mais organizadas. Mas, sinceramente, não vejo a necessidade de escrever um post e a cada 4 palavras, dar enter e pular de linha. Não há necessidade. Escrever os parágrafos mais longos e quebrar a linha apenas quando for realmente necessário, deixa a leitura do post bem mais rápida e dinâmica. E mais fácil, para o leitor. Além do mais, fica bem mais bonito visivelmente do que as mil quebras de linha que você daria a cada frase escrita. É uma frescurinha necessária.


 4). POP UP
Se você não sabe o que são as POP UP, vou explicar. Pop Up são aquelas janelas que brotam ninguém sabe de onde, no meio da sua leitura em um blog. Normalmente, vemos elas quando abrimos um site, e aparece um anúncio ou pedindo para você curtir a página, essas coisas. Só que em alguns casos, elas aparecem enquanto estamos lendo um post - o que é bem chato, não é mesmo? Funciona bem mais, você colocar seus anúncios, páginas ou outras redes sociais, no layout do blog, na sidebar/barra lateral. O leitor que estiver visitando, vai ver e caso ele se interesse, vai clicar. É automático. Um POP UP não vai fazer a pessoa curtir ou abrir link nenhum. Ele pode simplesmente fecha-lo e não querer mais visitar seu blog.


 5). IMAGENS SEM QUALIDADE
Eu acho que um blog com fotos autorais, é bem melhor. Mas eu sei que, mesmo assim, ainda existem alguns posts que precisamos usar fotos da internet, eu mesma faço isso. Mas lembre-se sempre de procurar as melhores fotos e com ótima qualidade, além de o post ficar mais bonito visivelmente, o post fica bem mais organizado. As vezes o post pode estar maravilhoso, o conteúdo, texto, tudo impecável, mas uma foto sem qualidade - o que, ao meu ver, deixa o post feio - pode fazer com que o leitor saia sem ler o post.


 6). REPETIÇÃO
Repetição é algo que acontece em muitos blogs, principalmente no começo. É compreensível, mas pode ser solucionado de forma simples. A repetição nada mais é que posts do mesmo assunto/categoria seguidos. Leitores gostam da variedade. Não é legal postar todo dia com o mesmo assunto. Uma categoria pode gerar milhares de sub-categorias ou quadros para um post. E uma ideia pode gerar 3 ou mais posts diferentes.

Se seu blog fala sobre moda/beleza, existem mais de 10 quadros que você pode fazer. Vou explicar dando um exemplo: para começar, o essencial é que você escolha pelo menos sete quadros diferentes dentro das categorias que você tiver. Se você só tiver duas, como citei, você pode fazer quadros como: estilo da blogueira, tendências, resenha de produto, look do dia, tutorial de maquiagem. top6, dica de loja ou qualquer outra dica. Escolhendo um dia da semana para cada um deles, e não caindo em repetição postando a mesma coisa sempre.

Em casos de vários assunto, como é aqui no blog, o esquema é o mesmo mas é repetição é quase impossível. Usando como exemplo meu blog, as categorias seriam: beleza, séries, moda, filmes, maquiagem, música e decoração. Cada dia da semana, uma categoria seria escolhida. Mas como são muitas as categorias, eu posso postar um quadro à cada 15 dias, por exemplo.



Deu para entender como funciona? Se vocês quiserem, eu posso fazer um post só falando sobre como ter idéias para posts, categorias, quadros, assunto e tudo que envolve a parte de criação de conteúdo. Posso falar do que funciona comigo, para passar para vocês. Basta vocês pedirem! :D


E então, curtiram o post? Me digam qual dessas coisas você faz ou fazia, se tem alguma delas que você concorda comigo - ou todas. Ou até se tem alguma que discorda, me conte o porque aí nos comentários! Ah, e não esqueçam de dizer se eu esqueci de listar alguma, okay? Beijo!

6 comentários:

  1. Oi, tudo bom? Concordo com você na maioria das coisas que você citou, porém eu diria que não em mesma intensidade, já que não sou uma pessoa assim tão detalhista. Agora se tem uma coisa que me faz fechar o blog na hora e nunca mais querer voltar é o pop up. Outra coisa chata é a janelinha que abre pedindo pra seguir o blog SEM A OPÇÃO FECHAR. Cara, eu posso gostar de um post do blog (de dicas, um tutorial ou sei lá) e não querer necessariamente seguir o blog, sabe? Já deixei de ver muitos tutoriais por que um blog quer obrigar a gente a seguir pra poder acompanhar o conteúdo, e eu não sou obrigada! haha
    Esse "seis coisas" parece ser bem interessante, vou dar uma procurada em mais posts do tipo no seu blog. Beijo!
    http://atrasdodiploma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo! Super entendo. Eu acho que leitor você tem que conquistar, não adianta você querer obrigar de todo jeito alguém a te acompanhar, ela faz isso se quiser, não tem jeito! Melhor leitores do que fantasmas,,, hahaha

      Ele sai toda semana, linda.
      Beijos, volte sempre <3

      Excluir
  2. Adoraria um post sobre categorias, tenhos vários temas no meu blog, mas estou tendo dificuldade em separá-los em categorias mais específicas. Super concordo com os pontos que você ressaltou, prezo muito por imagens de boa qualidade e gosto de publicar as fotos que eu tiro, realmente as vezes tenho que recorrer a imagens pela internet, mas procuro criar as minhas também. Adorei seu post, super explicativo. Beijos :*

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência, fiz um post exatamente sobre isso! Dicas para organizar suas categorias/posts, vai ao ar ainda hoje, mor!

      Obrigada por tudo, beijos <3

      Excluir
  3. Curti sim! Muito, olha, preciso de uma ajudinha em relação a imagem do post! Por mais que eu coloque para a largura ser na página toda, sempre fica umas bordinhas :/
    Tem alguma dica para mim?
    Um beijo, seus posts sempre ajudam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só ajustando no HTML/CSS do layout. Vai ver tem algo que impeça, como sou eu que farei seu layout, resolverei seu problema! Hahahaha

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!