MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



Resenha literária: De volta aos quinze - Bruna Vieira | Série - meu primeiro blog (Gutenberg)

Já tem bastante tempo que esse livro foi lançado - tanto que já está no segundo da série - e já tem tempo que eu li também. Mas, ele se tornou um dos meus livros favoritos, e por conta disso, eu resolvi escrever a resenha assim mesmo. E eu adoro comentar sobre livros e ouvir (ou ler) comentários sobre ele de um ponto de vista diferente do meu.
"Eu queria tanto uma segunda chance! Queria dar um “ctrl+z” na vida e desfazer algumas ações, para poder mostrar às pessoas quem eu realmente era. O problema é que nem eu sabia muito bem." (Página 30)

Logo de cara fica a minha frase preferida do livro: "O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?" - Vou adorar saber a resposta de vocês.

O livro conta a história de Anita, uma mulher de 30 anos cheia de problemas e com uma mente bem confusa. Nascida em Minas Gerais, muda-se para São Paulo e percebe que a vida não é nada do que seus familiares pensavam que seria. Acredito que, diferente até do que ela mesma esperava. O emprego não é muito bom, vive de aluguel e nunca teve um relacionamento sério.

Em meio a isso tudo, o acaso à leva ao endereço de seu primeiro blog na internet, que publicou um único texto quando tinha 15 anos. A partir desta lembrança, após ler seu primeiro e único texto publicado, ela é - misteriosamente - transportada ao passado - para o ensino médio, para ser mais exata. Com 15 anos e mente de 30, ela tem a chance de mudar tudo o que tanto a incomoda.

Descobrindo muitas coisas do seu passado, e, com tantas coisas acontecendo a sua volta, Anita constrói uma vida completamente diferente. Desfaz amizades, conhece pessoas novas, aproveita mais a companhia do pai e aprende que, para mudar seja lá o que for ao seu redor, primeiro é ela quem tem que mudar. E é daí, que vem um dos meus trechos preferidos do livro:
"Passamos a vida inteira assim, nos adaptando ao mundo. Acumulamos pessoas e histórias que um dia vamos contar para alguém. Mas, e se, por um segundo, pudéssemos fazer o caminho inverso? Ler nossa própria história e escrevê-la novamente? Ontem, com a cabeça de hoje. Será que isso resolveria? Seria essa a fórmula da felicidade? A solução de todos os nossos problemas?" (Página 12)
Uma das coisas mais legal do livro - várias, na verdade - é que contem playlist em alguns momentos - o que para quem acompanha a Bruna, vê uma referência nela, já que ela é movida por música e muitas playlists para vários momentos. Além disso, o livro contém várias ilustrações nas páginas e diálogos virtuais com caixinhas de bate-papo! O que deixa o livro ainda melhor e mais fofo.

E, sem contar que, parte da história se passa em Paris e em São Paulo, trazendo referências tanto em cidades, quanto em algumas fases que nós vimos da Bruna, quanto em filmes, músicas e outras coisas. No fim, a Anita lembra a Bruna em muitos aspectos.

"O que nos diferencia uns dos outros, disse meu amigo, é basicamente a maneira como lidamos com cada situação. As atitudes que tomamos moldam nosso futuro, descartando assim qualquer possibilidade de existência de um destino predefinido, como dizem as revistas. O que é seu, se realmente for seu, será." (Página 11) 
Dentre tantos assuntos no livro (família, trabalho, escola, amigos e etc), para mim, o alvo principal do livro é como tudo muda. Como nós, sofremos mudanças constantemente. E de como essas mudanças podem refletir no nosso futuro. As escolhas, as atitudes, tudo nos faz refletir que: Precisamos ter cuidado com todas as escolhas, atitudes e mudanças que nós temos hoje. Elas fazem parte do nosso futuro, e nós, não teremos a mesma sorte da Anita e voltar aos 15 e mudar tudo.
"Dizem por aí, e eu concordo plenamente: a melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha, e não de necessidade." (Página 177)
De volta aos quinze é um romance que foi escrito pela Bruna Vieira, blogueira do Depois dos Quinze, que faz parte de uma série de livros chamada "Meu primeiro blog" e já tem sua continuação - que eu pretendo ler e resenhar em breve - que nos faz refletir em tudo que fazemos, nas mudanças que temos de uma forma bem leve. Espero que tenham gostado!

"O sol nasce para mostrar que nenhum problema
 é grande o suficiente para parar o tempo." 

Já leram o livro? O que acharam? Concordam comigo? Tem uma opinião diferente? Se tem um blog e fez resenha, me mandem que vou adorar ler!

2 comentários:

  1. O que eu mais viajo é como você consegue desenvolver, falar sobre coisas que de fato usa, e não apenas fica fazendo publi para ganhar money!
    Sério, fico muito feliz com tua honestidade com nós (leitores).
    Teu blog sempre terá um cantinho muito especial no meu coração!
    Um cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico imensamente feliz quando leio comentários tão lindos como os seus. <3
      Obrigada por todo o carinho, e eu espero poder estar sempre atendendo os gostos de vocês!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!