MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



Qual o problema se eu sou mulher?

Há muito tempo que vivemos em uma sociedade preconceituosa e que tenta de toda forma, diminuir a mulher. Triste, não é? Hoje me deparei com um momento assim, quando um garoto me falou "Você é mulher, por que gosta dessas coisas de homem?" e eu simplesmente perguntei "Qual o problema se eu sou mulher?"

Arlequina, Hera-Venenosa, Mulher-Gato, Capitã Marvel, Supergirl, Viúva Negra, Mulher-Maravilha, Feiticeira Escarlate, Canário Negro, Vespa, Jessica Jones... São somente algumas das muitas personagens femininas dos quadrinhos que são conhecidas por todos nós, mesmo por aqueles que não são fãs. Hoje em dia a cultura pop / nerd abrange uma quantidade imensa de fãs, seja nas séries ou nos filmes, ou nos quadrinhos - que foi onde tudo começou.

Quando eu era pequena, só tinha primos homens para brincar e isso nunca foi um problema para mim. Um deles lia quadrinhos e tinha vários bonecos, dos quais eu gostava de brincar, mesmo que eu amasse brincar de boneca. Quando eu ainda não sabia ler, ele lia os quadrinhos e me contava as histórias. E cá pra nós, qual criança no mundo nunca acreditou no Superman e quis ser ele? - eu, porque sempre preferi o Batman, hahahaha.

Hoje em dia, compartilho desse gosto com alguns amigos e com a minha irmã, hehe. E compro brinquedos, revistas e outras coisas, o tempo todo. Não vejo problema. Já fiz amizades por ser uma garota nerd. Boas amizades. Adoro falar sobre o assunto - não é atoa que é uma das categorias mais atualizadas do blog.

Passei a ler quadrinhos assiduamente, não tem muito tempo. E adoro. Sempre que posso vou até uma banca de revistas e compro vários. Hoje tenho uma coleção deles - e confesso que nem cheguei a ler todos ainda. No meu quarto tem vários bonequinhos de Star Wars (amo!) e de outros personagens que eu amo. Muito da decoração do meu quarto, é composta por itens nerds. Como posters, almofadas, porta-lápis e etc. Também compro roupas, viu? Tenho, sim, blusas de super-heróis e adoro usa-las. Canecas, garrafas, havaianas, itens de papelaria - inclusive os meus cadernos do cursinho - são todos de super-heróis. Mas e daí?

O fato de eu gostar dessas coisas não me faz menos mulher e não é um problema. Problema mesmo, é o preconceito de quem pensa que isso é coisa de menino. São tantas as mulheres poderosas e maravilhosas, com incríveis histórias, que nós vemos nos quadrinhos, que chega a ser inacreditável o preconceito dos próprios leitores e fãs. A desigualdade é ridícula, meu amigo - e não estou generalizando, pois sei que muito cara por aí acha foda quando pode compartilhar disto com uma garota. Já até falei sobre isso em três posts diferentes por aqui. De como será bom ver personagens femininas assumirem seus filmes solos. As primeiras personagens femininas dos quadrinhos.

Comentando sobre o filme da Mulher Maravilha - primeiro trailer e mais!
A Capitã Marvel nos cinemas será a Brie Larson!
O #GirlPower das HQs nos filmes e séries!

E ainda pior é abrir alguma página na internet com algum lixo que você não queria ver. Esses dias, pesquisando imagens para um post, me deparei com um site que me deixou imensamente triste. Porquê? Alguém que se diz "fã de quadrinhos" usando da imagem de atrizes em seus papeis em alguns filmes de super-heróis para fazer montagens sexualizando-as. E olha, chamando-as por nomes que nem consigo repetir. Caso queiram ver, cliquem aqui.

Não deveria ser um problema uma garota gostar de quadrinhos e super-heróis. Não deveria e não é. Temos o direito e a liberdade de assistir, ler, amar, colecionar e falar o que quisermos. Parem de encher o saco e aceitem. Não sou "mulher-macho" e não, eu não deixei de ser feminina. O problema é quem acha um problema na situação. Não existe nenhum problema se eu sou mulher.

2 comentários:

  1. Stephanie, você tirou as palavras da minha boca! Seu texto retratou tudo o que eu vejo, sabe? Eu vejo conhecidos nerds falando ''gostaria de namorar uma menina que curtisse as mesmas coisas que eu'', mas quando conhecem o que eles fazem? Tentam desqualificar e achar maneiras de dizer que aquela menina só gosta daquilo para ''pegar'' alguém, ou não sabe tanto quanto ele. Ridículo, não é? Isso me entristece um monte, é como se nós, meninas que gostamos de coisas nerds, tivéssemos que saber de cor e salteado tudo que nos perguntarem, senão só gostamos disso para agradar meninos. :(
    Ótima reflexão.
    Um beijo!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase impossível saber de tudo sobre todos os infinitos personagens existentes nesse universo nerd. Muitas vezes nem eles sabem.
      Tenho amigos homens que leem quadrinhos, e que tiram várias dúvidas comigo, me perguntam coisas e pegam minhas HQs emprestadas. Mas só o fato de alguém descriminar uma garota por gostar do universo nerd, já é horrível.
      Homens nunca deixarão de ser machistas, não é mesmo? :(
      Obrigada pelo comentário, mor. Volte sempre!
      Beijo

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!