MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



Como montar a sua rotina semanal - Parte 1

É muito complicado conseguir se organizar para fazer tanta coisa durante a semana, durante o dia ou até o mês. Desde que o ano começou, eu venho tentado me organizar melhor para conseguir estudar, trabalhar, fazer exercícios, me alimentar melhor e ter tempo livre. Fazer tudo isso é bem mais complicado do que parece e foi por isso que eu resolvi mostrar a vocês o jeito que funcionou para mim. Pode ajudar muitos que tem dificuldade de criar e seguir uma rotina.

Para começar: pegue uma folha de caderno, um lápis, sente e vamos nessa!

  •  PRIMEIRO PASSO: QUAIS SÃO MINHAS TAREFAS SEMANAIS?
A parte mais importante é você saber o que precisa fazer durante a semana. É por isso que será a primeira lista que faremos, apenas listando todos os compromissos fixos, antes de organiza-los por dia e horário.

Na minha lista eu coloquei os seguintes itens: Estudos (e como sub-categoria, coloquei as matérias), curso de inglês, soneca, almoço, lanche, café da manhã, cuidados com a pele (dia e noite), arrumar a casa, Império dos blogs (trabalho), redes sociais (trabalho/blog), e-mails (trabalho/blog), sair com amigos, posts/fotos do blog, redes sociais (pessoal), tempo livre, leitura, séries e dormir/acordar.

Muita coisa, não é? Só parece. Todas essas tarefas serão divididas por horários e dias durante a semana inteira, que tem 7 dias, então não fica tão pesado quanto parece. Tem coisas que eu vou fazer uma ou duas vezes por semana, e outra todos os dias. Na divisão, você verá que tudo vai se encaixar.


  •  SEGUNDO PASSO: DEFININDO OS HORÁRIOS FIXOS
Você sabe que para isso funcionar, tem que ter uma hora para tudo. Mas a decisão mais importante é você se conhecer o suficiente para saber qual horário vai funcionar melhor para cada coisa. Um bom exemplo disso, é que meu horário fixo para acordar de segunda à sexta é às 06:00 da manhã e usar o celular para ver as redes sociais. Daí às 06:30 eu tomo banho, café e arrumo o meu quarto. E depois faço posts e cuido de todo o blog. E este é meu horário fixo até as 11:00 da manhã.

Eu sei que sou mais criativa é pela manhã. Mas também sei que se eu não der um tempo para entender que eu acordei, eu não produzo nada. Por isso eu tenho 30 minutos antes de realmente acordar para a vida.

Nos finais de semana, são horários alternativos. Aos sábados eu acordo às 07:00 da manhã e aos domingos às 08:00. Eu estudo aos sábados durante a tarde, e pela manhã eu tenho meus cuidados pessoais (ex.: hidratar cabelo, fazer unha e essas coisas). Como estou em época de vestibular, eu estudo pela tarde e noite durante a semana e aos domingos, eu leio sites, redações e etc pela manhã, por isso posso acordar mais tarde. E tenho minha tarde inteira livre.

O próximo horário fixo é no período da tarde. Nele eu tenho poucos: minha soneca (eu não funciono sem ela), ajudar meu primo nas atividades do colégio e os lanches. Como eu comecei a me alimentar melhor e tenho um horário para comer, tenho que segui-lo direitinho. E nos outros horários, vamos encaixar depois.

E por último, o período da noite, meus horários fixos são: cursinho as 19h e o horário de dormir, que é às 23 horas em ponto.

  •  TERCEIRO PASSO: COMO FAZER TUDO FUNCIONAR?
Você sabe que mesmo com uma lista, você precisará de ajuda para fazer tudo isso funcionar direito. Seu melhor amigo agora vai ser o despertador do celular. Mesmo com a nossa tabela da rotina, seu alarme irá lembrar você de tudo, todos os dias. Agora que já temos a hora de acordar e de dormir, pode coloca-la para despertar. Depois que todo o cronograma estiver montado, você colocará todos os horários no despertador.

  •  QUARTO PASSO: DIVISÃO DE TAREFAS
Agora vamos fazer nosso esboço. Pegue uma folha de ofício e um lápis, pois vamos começar a dividir cada coisa do seu horário. Faça uma divisão: um espaço para o horário, para os dias da semana, e para as tarefas. Monte-a, de preferência, como uma tabela.

Feito isso, agora você irá determinar um horário de início e fim para cada tarefa que você terá, em cada dia da semana determinado. Logo após concluir, é só você passar tudo para o PSD/PDF que disponibilizei para download e imprimir (neste post aqui) PS.: o post sai na semana que vem. Daí você pode colocar em qualquer lugar do seu quarto. Pode coloca-lo como Wallpaper do seu computador também. E não se esqueça de colocar tudo no despertador depois.

Veja também:

E então, o que vocês acharam do post? Se fizerem as tabelas, marque com a hashtag #BlogDoceConceito no instagram que eu irei olhar e comentar. E se quiserem mais dicas de rotina, organização e estudos, sigam meu IG @vestibulandaabordo. Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!