MENU 1 - PRINCIPAL

RELACIONADOS



6 coisas que todo blogueiro deveria saber!

Oi gente linda! Tudo bem com vocês? Hoje eu vi algo muito engraçado no twitter que me inspirou a fazer esse post! (Inclusive, se você ainda não me segue lá, é @doce_conceito). Uma garota me mandou uma DM com a seguinte mensagem: "Oi Fani, tudo bem? Eu tenho um blog que eu falo sobre beleza e eu queria muito alguém para falar sobre livros e fotografia. Vi no seu blog que suas fotos são bonitas e que você gosta de lê, e eu gostei muito das suas resenhas. Você gostaria de colaborar no meu blog?"

Não vou citar nomes porque é uma puta falta de ética, mas eu achei engraçado este pedido por vários motivos... Primeiro que, até agora, eu só publiquei uma única resenha literária. Outra que, embora eu já tenha dado aula de fotografia, eu ainda não fiz nenhum post do assunto aqui no blog. Fiquei feliz, sim, que ela ache minhas fotos bonitas. Mas daí a querer que eu fale sobre algo que, até então, eu nem falei no meu próprio blog, é meio complicado. Mas o principal motivo foi: Porque ter uma colaboradora em seu blog, para falar de um assunto que não faz parte dele e que não tem muito a ver com você?

Penso que, blog é um lugar onde você escreve sobre o que você gosta, coisas que você tem conhecimento e sabe fazer e que é algo pessoal, como um diário. Não faz sentido alguém falar sobre assuntos que não se encaixam no perfil dele, não é?

Se você gosta muito de séries, por exemplo, é legal que você escreva sobre as que assiste. Daí, você poderia ter um colaborador para este assunto, que iria expandir os olhares sobre o tema, e falar de séries que você não assiste, mas que talvez chame a atenção de seus leitores. Sentiu a diferença? Foi pensando nisso então, que eu resolvi dar 6 dicas de coisas que você NÃO deveria fazer em relação ao seu blog! Vamos lá!

Você não precisa ter um layout perfeito
Muita gente acha que, para ter um blog precisa ter o mais maravilhoso dos layouts. Primeiro que, internet e google estão aí pra isso! Você não precisa (a menos que tenha condições) criar o blog hoje e já querer um layout dos sonhos com ilustrações e um design foda. Comece devagar, use a plataforma do blogger que é mais fácil, simples e é de graça e, pegue layouts prontos da internet e deixe-o do seu jeito!
Tem site de icons free, fontes diversas para baixar, tem tutorial de tudo que você imaginar. Pesquise e você encontrará, de verdade. Conheço muita gente que começou procurando tutoriais na internet e hoje são grandes programadores!

Você não é obrigado a ter colaboradores
O que é este caso, não é? Já expliquei ai à cima, qual o papel do colaborador no meu ponto de vista. Não é que você não pode ter um. Mas também não é obrigatório. Algumas pessoas vão entrar no seu blog por sua causa, por que gosta do que você escreve. Outras, vão entrar porque gostam de assuntos que encontra nele.
É bom, sim, ter alguém que possa escrever sobre assuntos que você já fala, mas com um ponto de vista diferente do seu. Como um complemento, atingindo um novo público, talvez. O que não é legal é o colaborador entrar na equipe para assumir uma categoria que não existia antes, e da qual você não fala ou não gosta.

Você não pode não postar
É algo óbvio, não é mesmo? Tem muito blog que posta e depois fica uma semana ou mais parado (já fiz muito isso). Se um leitor entrar no seu blog hoje, ele quer ver conteúdo, ele entrou e leu o post mais recente e se ele gostar, vai voltar no dia seguinte. Aí nos próximos dias ele visita novamente e não tem post! Sabe o que acontece? Ele perde a vontade de visita-lo e você perde um leitor.
Quanto mais posts, melhor. É claro que não é todo mundo que consegue postar todos os dias. Mas, tente postar dia sim e dia não, ou então no mínimo 4 posts por semana. Você logo verá que terá uma média diária de visitas, hehe.

Você não pode falar sem propriedade
Já li muito post que faltava informação ou que tinham informações corrompidas, erradas e ou inexistentes. Isso acontece muito porque existem blogueiros com preguiça de informação, por incrível que pareça. Que não pesquisa antes de escrever e, acaba escrevendo bobagens, passando informações erradas.
É de extrema importância que seus posts passem por algumas etapas - farei um post sobre isso em breve - antes de cria-lo. Desta forma, você pode se aprofundar no assunto, estuda-lo e passa-lo através do post, com mais propriedade. Se o leitor notar que as informações não estão corretas, ele vai deixar de ler, já pensou nisso?

Você não pode não respeitar o trabalho alheio
Você tendo um blog, produz conteúdo, imagem, texto, diversas coisas dentro de uma só. E é chato quando, vemos uma foto que demoramos muito para tirar e editar, em outros blogs e mídias sociais, sem os nossos créditos. Ou um texto que fizemos com muito amor, sendo usado sem os créditos. É importante lembrar que, para sermos reconhecidos, temos que reconhecer. E jamais usar uma fotografia, seja lá de quem for, sem dar créditos. Se você precisa de uma foto, pesquise, edite, faça o que quiser. Dê créditos ao autor sempre!

Você não pode fazer esperando algo em troca
Isso abrange vários assunto: você não pode blogar esperando receber $ em troca, tem que fazer porque gosta, fazer por amor. Já li por aí casos de pessoas que acham que é só criar um blog e sair ganhando dinheiro, ou que só criaram o blog para ganhar dinheiro/produtos. Blogs com essa finalidade jamais irão para frente. Nós somos recompensados pelo que fazemos. Se você fizer um bom post, com um conteúdo bom, bem elaborado - serve também para vídeo -, você vai atrair pessoas e, assim, elas vão começar a te acompanhar. É assim que se consegue leitores. E é com muito trabalho que você colhe sua recompensa! Seja ela financeira ou apenas fieis leitores. Jamais comece um blog pensando no lucro.
E, você não pode querer seguidores e leitores, em troca de seguir o outro. Por experiência própria, eu sei que isso de "sdv" não funciona. São números fantasmas. Você segue a pessoa mas não a acompanha, não lê, não comenta. E com a outra não é diferente, não vale a pena.



Achei essas dicas importantes de compartilhar com vocês! Você faz/fazia uma das coisas citadas? Você acha que tem algo que podemos acrescentar a esta lista, ou algo que você discorde? Me contem nos comentários!

 *As fotos deste post foram encontradas no site Freepik. 

4 comentários:

  1. Adorei suas dicas, concordo bastante. Sempre procurei estudar muito uma informação antes de produzir um texto, para me certificar que não há nada errado. Beijos :*

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem melhor, não é? Eu fico feliz em ver alguém fazendo/usando algo que eu fiz, escrevi, etc. A informação só faz sentido, só tem utilidade, quando é passa com certeza. Não tem para onde correr! Hahaha

      Beijos, volte sempre <3

      Excluir
  2. Vou tirar print dessas dicas e imprimir! Menina, muito obrigada!
    Sempre ajudando! Espero um dia chegar ao respaldo que teu blog tem, e ser tão bonitinho como o teu! rs (muito amor!)
    Enfim, um beijo!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas que conseguirás. <3
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir

Obrigada por comentar! :D
Volte sempre, beijo!